quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMO SURGIRAM OS SAPATOS

Com objetivo de proteger os pés, pinturas encontradas em cavernas na Espanha e no sul da França indicam que os sapatos surgiram por volta de 10 mil anos antes de cristo.Sabe-se que as sandálias foram as primeiras formas concretas de sapato que surgiram na face da Terra, privilégio exclusivo dos faraós, já que o povo era obrigado a andar descalço.Na Mesopotâmia eram comuns os sapatos de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social.Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo.
Na Idade Média, tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante ao das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra.
A partir da quarta década do século XX, grandes mudanças começam a acontecer na Indústria calçadista, como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos, principalmente nos calçados femininos e infantis.

Para os sacerdotes era obrigatório o uso de um par de sapatos fechados de outra cor, para se destacarem dos fiéis.


Anos 20 e 30

Em 1920 os com abertura no calcanhar sapatos bicolores de salto , que se tornariam um clássico da moda.
Os anos 30 foram marcados pela escassez do couro, o que obrigou a indústria de calçados a adotar outros materiais.

Anos 40 e 50
O cinema e a reconstrução da Europa no pós-guerra movimentam a indústria da moda. Os sapatos dos anos 40 tinham todos bico redondo e plataforma de madeira revestida com couro de vaca.

Anos 60, 70 e 80
Os anos 60 trouxeram uma grande abundância de estilos. Sapatos baixos e de bico arredondado, tipo “ballerina”, que fizeram a cabeça e os pés dos homens.
Surge o mocassim, calçado preferido pelos estudantes norte-americanos e europeus. Aparecem as botas longas e justas.
Os anos 70 pediam sapatos com motivos folclóricos e étnicos. Cor, verniz, brilho, saltos grossos, plataformas e bicos redondos completam a fase.
Logo no começo da década de 80, o sapato ganhou vida própria.

A indústria se desenvolveu, e um único estilo já não é mais aceito, usa-se de tudo.

Anos 90 e século XXI

Nada se cria e tudo se transforma.

Fonte Wikipidia


Agora que vocês conheceram a história dos sapatos, é hora de apreciar os maravilhosos sapatos da moda atual :


Nenhum comentário:

Postar um comentário